O que é notícia na imprensa do Piauí, do Brasil e do Mundo

Trump ameaça decretar recesso do Congresso dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump ameaçou nesta 4ª feira (15.abr.2020) forçar o Congresso entrar em recesso caso os parlamentares não retornem ao Capitólio para suas atividades.

Em uma entrevista à imprensa na Casa Branca, Trump disse estar frustrado porque os parlamentares não estão em Washinton para aprovar seus indicados ao governo. Nos Estados Unidos, certos casos como a nomeação de juízes e de outros cargos para o governo precisam de aval do Legislativo.

“A prática atual de deixar a cidade, enquanto são conduzidas falsas sessões pro forma, é 1 abandono do dever que o povo americano não pode arcar durante essa crise”, disse. De acordo com ele, os indicados ajudariam no combate à pandemia, mas não falou como exatamente fariam isso.

Os membros do Senado e da Câmara dos Deputados estão fora de Washington D.C. desde março, quando o país passou a adotar o isolamento por causa da pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Seguem as orientações da a OMS (Organização Mundial da Saúde) e de autoridades da saúde para ficar em casa e assim evitar a proliferação do vírus.

Apesar de estar determinada na Constituição norte-americana, nenhum presidente dos EUA usou a prerrogativa de suspender as duas Casas do Congresso. O texto permite que o presidente possa forçar tanto Câmara quanto Senado a entrar em recesso caso as duas casa não consigam chegar a 1 acordo sobre uma data.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.